25 anos a reutilizar!

Quando a compra e venda de artigos em segunda mão sofria de um grande preconceito e as lojas que os vendiam eram vistas como locais pouco atractivos e desorganizados, a Shauna e o Brent viram a oportunidade de começar o seu negócio e desenvolvê-lo em regime de franchising.

Foi em Novembro de 1992 que Kid to Kid abriu a primeira loja de compra e venda de artigos de criança em Salt Lake City, pela mão de Shauna e Brent Sloan. Este jovem casal, na altura com 4 filhos, hoje 6, rapidamente se apercebeu da necessidade de um espaço onde as famílias pudessem vender os artigos que deixavam de servir aos seus filhos e ainda comprar outros muito bons a preços muito inferiores aos praticados no mercado.

Como afirma Shauna Sloan– “queria criar um espaço arrumado e organizado onde as famílias se pudessem deslocar facilmente para comprar e vender os seus artigos, mas que fosse simultaneamente um lugar sofisticado e convidativo onde os meus clientes se sentissem bem e quisessem voltar.” Esta foi, desde o início, a principal preocupação dos fundadores do Kid to Kid, tornando-se na Missão do conceito. O lema era: Porque os Miúdos Crescem !

Ao longo destes 25 anos o conceito Kid to Kid evoluiu de forma absolutamente extraordinária. É disto exemplo a dimensão das lojas, a quantidade de artigos expostos, os procedimentos de gestão e atendimento dos clientes, o marketing e comunicação, logótipo,… não é possível enumerar todas as mudanças, mas é possível dizer que o Kid to Kid foi fiel à sua Missão. Por tudo isto conta atualmente com mais de 120 lojas nos EUA, Portugal, Canadá e Espanha e está classificado em 2017 pela Entrepreneur no ranking #122 dos 500 melhores franchisings e o #1 na categoria de Compra e Venda de Artigos de Criança.

O surgimento do Kid to Kid em Portugal não é muito diferente do que aconteceu nos EUA. Em 2001 eu e a minha mulher, Ana Moura Pinheiro, decidimos criar o nosso próprio negócio e com 3 filhos pequenos foi fácil ver no Kid to Kid o que procurávamos: era um conceito inovador e surgia de uma necessidade real da sociedade. Até à data, a compra e venda resumia-se a casas e automóveis. Tudo o resto era marginal e a roupa de criança sofria de um preconceito muito forte. Ainda assim, fiéis ao princípio de que o conceito fazia todo o sentido e agradados pela forma como estava organizado (ou seja, o cuidado das lojas, a comunicação, etc.), decidimos avançar e quebrar os preconceitos falsamente apregoados. Curioso é aceitarmos com tanta naturalidade reutilizar os lençóis e toalhas num hotel ou os talheres e guardanapos num restaurante.

Ao longo dos 15 anos em Portugal, o Kid to Kid afirmou-se e consolidou a sua imagem junto das famílias, assumindo-se como um conceito que faz todo o sentido, que é justo e solidário. São milhares de famílias que diariamente compram e vendem os seus artigos e mais de 1,3 milhões de artigos que são reutilizados anualmente no nosso país. Como seria natural, o Kid to Kid tinha de se expandir para Espanha e, em 2016, abrimos a 1ª loja em Madrid-Las Tablas. Apesar de pioneiros, fomos também muito bem recebidos e, passado o “preconceito” inicial, são já milhares as famílias espanholas que compram e vendem diariamente na nossa loja.

Como todos os negócios, é o trabalho desenvolvido que nos permite encarar o futuro. Numa sociedade em rápida mudança, a era digital em larga expansão, o mercado on-line, são grandes os desafios para o futuro, que encaramos com enorme garra. Permanecendo fiéis à nossa Missão tudo será mais simples. Tão simples como o nome – Kid to Kid … porque os miúdos crescem!

Paulo Frias Costa, Master da Kid to Kid para Portugal e Espanha

Lisboa

bairro-museo

O Bairro do Museu – Museu de História Natural e da Ciência

Quando: 11 de novembro
Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Rua da Escola Politécnica, Lisboa

Mais informações

Charles Chaplin

THE KID | O Garoto de Charlot de Charles Chaplin

Quando: 18 de novembro
Onde: Palácio Foz | Praça dos Restauradores

Mais informações

Gravura Natal

Oficina de Gravura – Gravura para o Natal

Quando: 18 de novembro
Onde: Na Oficina do Erro da Qual Albatroz na Fábrica da Pólvora, Edifício 25, Estrada das Fontainhas | Barcarena

Mais informações

Porto

castanhas

Castanhas a Estalar, Cartuchos a Dobrar – Oficina Aberta

Quando: 11 de novembro
Onde: Museu Futebol Clube do Porto . Estádio do Dragão . Via Futebol Clube do Porto

Mais informações

to be or not to be

TO BE OR NOT TO BRITTEN Concertos para Todos

Quando: 18 de novembro
Onde: Casa da Música, Rua do Capitão Henrique Galvão, Porto

Mais informações

oficina-criativa

A Viagem das Folhas no Outono – Oficina Criativa

Quando: 19 de novembro
Onde: Museu Futebol Clube do Porto . Estádio do Dragão . Via Futebol Clube do Porto

Mais informações