A reciclagem é divertida!

Abril é o mês da Terra, e que melhor forma de a celebrar existirá além de a ajudarmos?

Hoje em dia é fácil perdermo-nos nos afazeres diários e aproveitarmos os tempos livres para fazer algo que nos permita estar descansados e nos divirta. Ir passear com as crianças, ler um livro, arranjar um novo hobby. A verdade é que não vemos a reciclagem de uma forma apelativa e, talvez por isso, esta caminhe a passos muito lentos a nível mundial: em Espanha, por exemplo, apenas 11% dos resíduos são reutilizados; em países como a Holanda e a França já se faz reciclagem de 30 a 50% dos produtos.

É certo que no nosso quotidiano utilizamos diversas embalagens e objetos que foram produzidos a partir dos resíduos de embalagens descartadas e devidamente separadas pelos consumidores, nomeadamente metais, papel, plástico e vidro, entre outras. E sabemos também que reciclar permite a preservação dos recursos naturais, uma vez que dá lugar à utilização dos resíduos oriundos da recolha seletiva, evitando a extração de matérias-primas virgens e prolongando o seu ciclo de vida útil. Mas e se puder transformar essa tarefa quase monótona num hobby divertido que pode realizar com o seu filho? E se a reciclagem fosse divertida?

Estudos dizem que a partir dos 3 anos de idade já é possível para uma criança começar a aprender sobre a reciclagem, por isso tente afastá-lo das consolas e da televisão enquanto ajudam o ambiente e passam tempo de qualidade juntos.

Pode seguir a regra dos quatro erres – reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar – ou, então, transformar o momento de reciclar numa situação de lazer.

Produtos reciclados tornam-se em brinquedos únicos e criativos

Brincar com produtos reciclados pode ser algo bastante saudável para as crianças e o facto de terem contacto com esses produtos numa idade precoce faz com que olhem para o mundo de uma forma diferente e tentem poupar os seus recursos ao máximo.

Alguns dos brinquedos mais fáceis de criar através de materiais reciclados são os jogos de tabuleiro, como um jogo de damas por exemplo, que pode ser feito apenas com tampinhas de garrafa e um pedaço de papelão para fazer de base. Papelão pode ser usado para muito mais, basta haver criatividade: é possível criar inúmeros cenários para as brincadeiras das crianças com o uso de caixas de sapatos ou até mesmo caixas de leite. Mais nenhuma criança terá uma pista de carros tão entusiasmante e amiga do ambiente como a do seu filho!

Existem diversos brinquedos criativos, fáceis de fazer, e amigos do ambiente. Ora veja dois exemplos:

  • Avião com paus de gelado: Separe uma mola da roupa de madeira e cole-a na mesma posição, sem a parte metálica; cole dois paus de gelado em cima e dois em baixo. De seguida, corte duas metades de um pau de gelado, a pontinha de outro pela metade, dois pedaços da extremidade de outro com aproximadamente 5 cm e um último com cerca de 3 a 4 cm de corte na diagonal. Cole as peças mais pequenas na cauda, enquanto asas de estabilização, e utilize as outras para formar as asas. Utilize um pequeno pedaço de pau de gelado para unir as outras duas metades que juntas criam a hélice. E depois de tudo colado, está feito!
  • Carros de corrida: pegue num rolo de papel higiénico pintado e decorado a gosto e crie quatro rodas de espuma ou isopor. Faça dois furos de cada lado do rolo e passe dois paus de chupa-chupa de um lado ao outro, que servirão para encaixar as rodas. Prenda uma palhinha com fita cola ao topo do rolo e nela coloque um balão, preso por um elástico. Sopre com força na palhinha até encher o balão e tape-a. Ponha o carrinho no chão e destape-a. Melhor que construir um carro destes é construir dois… e vê-los competir.

Como vê, a reciclagem pode ser mais do que aquela tarefa aborrecida que tem de ser feita ao final do dia. No mês da Terra aprenda as felicidades que uma simples tarefa lhe pode trazer e partilhe-as com as suas crianças.

Sabia que?

Muitas das “minhas mães” perguntam-me o que devem fazer no Natal e nas festas em relação às rotinas dos seus filhos. Quem me conhece através das consultas, dos meus livros ou das palestras e workshops sabe que sou fã de rotinas.

Lisboa

Espetáculo – Truz Truz… A minha cidade de cartão!

Espetáculo – Truz Truz… A minha cidade de cartão!

Quando: 7 de abril
Onde: Crescer Em Família, Calçada Dos Barbadinhos, Lisboa

Mais informações

Exposição – Escola sem Fronteiras

Exposição – Escola sem Fronteiras

Quando: até 20 de abril
Onde: Casa da Cultura dos Olivais – Rua Conselheiro Mariano de Carvalho, 68 Olivais Velho

Mais informações

Musical O Principezinho no Teatro da Trindade

Musical O Principezinho no Teatro da Trindade

Quando: até 29 de abril
Onde: Teatro da Trindade INATEL, Rua Nova da Trindade, Lisboa

Mais informações

Porto

Ioga para crianças na Atmosfera m Porto

Ioga para crianças na Atmosfera m Porto

Quando: 14 de março
Onde: Atmosfera m Porto, Rua Júlio Dinis, nº 160 -4º Porto

Mais informações

Mini Mozart – Workshop Primeiros Sons

Mini Mozart – Workshop Primeiros Sons

Quando: 15 de abril
Onde: Casa da Música, Porto

Mais informações

Workshop Música em Família – Tambores da Távola Redonda

Workshop Música em Família – Tambores da Távola Redonda

Quando: 21 de abril
Onde: Casa da Música, Porto

Mais informações