halloween

Desengane-se quem pensava que esta era uma tradição americana, e muito antes de haver a ‘doçura ou travessura’ típica americana, já havia o nosso tradicional ‘Pão por Deus’ para alimentar os mais pobres.

Halloween é um termo inglês, abreviado, que deriva de Hallow evening , “noite sagrada”, a véspera do Dia de Todos os Santos, instituído pela Igreja Católica. A origem do Dia das Bruxas remonta às tradições dos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que na véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos regressavam a suas casas, deixando-lhes comida e bebida à porta para a sua chegada. Estes espírito encarnavam o papel de fantasmas e quem quisesse sair à rua, só se atrevia a fazê-lo disfarçado de fantasma, para de confundir ‘com um deles’. O conceito foi “exportado” para os EUA e Canadá com a emigração irlandesa, principalmente depois da Grande Fome da Batata na Irlanda, entre 1845 e 1849.

Para celebrar a noite de Halloween, as crianças vestem-se com disfarces de bruxas, vampiros, múmias, esqueletos, entre outros e andam em grupo, de casa em casa, ao início da noite, a tocar às campainhas e a pedir doces ou prendas, perguntando às pessoas se preferem uma “doçura ou travessura”. Nas casas é habitual colocarem-se abóboras ocas com velas acesas dentro, para assustar os vizinhos.

Em Portugal, há cada vez mais pessoas a celebrar o Halloween, fruto da globalização das últimas décadas. E não são só as crianças e jovens…há graúdos lá pelo meio também. As escolas promovem concursos e desfiles, os bares e discotecas organizam eventos. Quanto aos fatos, os mais frequentes são vampiros e vampiras, lobisomens, esqueletos, bruxas e zombies.

Mas em Portugal há uma tradição ‘tão nossa’ que convém não nos esquecermos dela: o “Pão por Deus”.

Se o Halloween se festeja a 31 de outubro, o Pão por Deus assinala-se a dia 01 de novembro. Neste dia, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir “Pão por Deus”, de porta em porta. O dia do “Pão por Deus” ou o Dia de Todos os Santos era o dia em que se repartia o cozido pelos pobres.

Quando as crianças pedem “Pão por Deus”, recitam versos e recebem como oferta pão, broa, bolos, romãs, frutos secos, nozes, tremoços, amêndoas ou castanhas.

Com o passar dos anos e porque o Halloween começou a ganhar cada vez mais adeptos nosso país, o Pão por Deus sofreu algumas alterações, e as crianças que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates (o equivalente às doçuras ou travessuras).

Lisboa

big-bang

BIG BANG – Festival de Música e Aventura para Crianças no CCB

Quando: 20 e 21 de outubro
Onde: Centro Cultural de Belém, Praça do Império, Lisboa

Mais informações

visita-jogo

Visita-Jogo ‘Do Aqueduto ao Reservatório da Mãe d’Água’

Quando: 21 de outubro, das 14h30 às 18h
Onde: Museu da Água, Rua Alviela, Lisboa

Mais informações

cinderella

Sessão de Cinema – CINDERELLA | A Gata Borralheira

Quando: 28 de outubro, às 15h
Onde: Palácio da Foz, Praça dos Restauradores

Mais informações

Porto

assustadoras-aboboras

Canteiro d’Imagen – Assustadoras Abóboras

Quando: 08 de outubro, das 10h30 às 12h
Onde: Rua de Monchique

Mais informações

colecionadores-historias

“Colecionadores de histórias”

Quando: 14 de outubro, das 10h às 13h
Onde: Av D. Afonso Henriques, 815, 1 Tz,- Matosinhos

Mais informações

historias-kamishibai

“Construção de histórias em Kamishibai”

Quando: 28 de outubro
Onde: Oficina da comunicação, Matosinhos

Mais informações