As férias estão a terminar, e os planos para a nova época escolar e profissional começam a ganhar forma.

Acima de tudo, há que traçar novos objectivos, arrumar ideias e…espaço para acolher novos projetos, livros e material escolar novos, roupas novas…etc!

No quarto/escritório:

  • Afinal há espaço livre extra na estante. Por de trás dos livros existentes, até à parede, podem ser colocados livros mais pequenos.
  • Aproveite o espaço livre debaixo da cama para guardar, em sacos próprios ou caixas, os edredões, cobertores, colchas, tapetes…
  • Tire o máximo partido do guarda-roupa e, com o recurso a organizadores suspensos no varão para empilhar camisolas ou os cabides multifunções para guardar cintos, gravatas, echarpes, cachecóis ou outras peças mais pequenas. Nas gavetas, ganhe espaço com as soluções de arrumação por compartimentos.
  • No quarto das crianças, para conseguir manter arrumadas as dezenas de livros, brinquedos e peluches, pode optar pelos móveis arrumadores de parede.
  • E quando existe mais do que um filho ou o espaço é pouco, a criatividade e a funcionalidade têm de andar de mãos dadas. Um beliche ou uma cama-gaveta será a opção mais indicada; as mesas fixadas à parede que podem ser ‘levantadas’ quando não estão a ser utilizadas; sofás-cama, camas sommier que têm a possibilidade de arrumação sob o colchão, repousa pés que abrem e têm a opção de guardar revistas ou mantas. As opções são mais que muitas.
  • Troque o pc velhinho, com torre e ecrã, por um portátil, pois vai ganhar espaço na secretária.
  • Opte por prateleiras ou gavetas móveis que se colocam em cima da secretária e que podem ser divididas por temas/assuntos.No resto da casa:
  • A palavra de ordem é empilhar. Organizar por tamanhos as panelas, os tachos, os pratos, as bacias e as caixas.
  • Arrumar e dobrar os sacos (de supermercado, por exemplo) pode ser divertido e terapêutico. Aprenda a dobrar sacos como um profissional
    não deite fora as caixas dos cotonetes, as caixas e latas de bombons e bolachas, entre outros, pois podem ser reutilizados para guardar maquilhagem, bijuteria, acessórios de costura, pregos, botões, clips, pioneses e outros objetos pequenos que andam espalhados pelas gavetas.
  • Os corredores é um dos espaços da casa que, apesar de serem (na sua maioria) estreitos, podem ser aproveitados, colocando móveis estreitos que servem se sapateira, guarda-roupa ou até mesmo biblioteca.
  • Aproveite todos os bocadinhos de parece para instalar prateleiras, estantes ou armários e faça-os chegar até ao teto. Todos os centímetros são bem-vindos.
  • Espaço livre sobre as portas e janelas? Também pode ser o local ideal para colocar prateleiras ou pequenos armários para uma arrumação extra, para aqueles objetos que só usamos uma vez por ano, como a geleira da praia, as toalhas da praia ou as fantasias do Carnaval e do Halloween. Mas se é válido arranjar arrumação por cima das janelas, por baixo também o é. Que tal um baú ou um banco de janela com arrumação no interior? Duas funções numa só: arrumação e lazer. É um excelente sítio para ler um livro.
  • Na garagem, afixe à parede alguns pedaços de madeira resistentes com pregos e/ou ganchos. Aqui vai poder pendurar um sem número de utensílios que andam dispersos ou pendurar as bicicletas, as pranchas de surf, os skates ou outros equipamentos desportivos.

São múltiplas as opções de arrumação e de organização, mas quando verificamos que há objetos e vestuário que já não utilizamos há muito tempo e caso estejam em boas condições, o melhor mesmo é optar pela venda ou doação. Esta é uma boa forma de arrumar e ganhar espaço.

Lisboa

Sessão de Cinema – Branca de Neve e os Sete Anões

Quando: 3 de setembro
Local: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, Lisboa

Mais informações

Vamos ao jardim pôr a mão na massa e fazer plasticina caseira e comestível

Quando: 3 de setembro
Local: Parque Moinhos de Santana, Restelo, Lisboa

Mais informações

Momentos em Família

Quando: 17 de setembro
Local: Espaço Get Zen® Loures

Mais informações

Porto

Inauguração da Scholé

Quando: 03 de setembro
Local: Rua do Godinho, 618 4450-147 Matosinhos

Mais informações

Famílias em Serralves – Oficina Internacional da Educação

Quando: 04 de setembro
Local: Serralves, Porto

Mais informações

Os três porquinhos | O Musical

Quando: 25 de setembro
Local: Teatro Sá da Bandeira – Sala Principal

Mais informações