Benefícios das atividades ao ar livre

Março é um dos meses mais esperados do ano. Mesmo que ainda se faça sentir algum frio ou chuva, a verdade é que é no mês de março que começa a primavera, que muda a hora para o horário de verão e que começamos a planear os próximos meses de bom tempo, de férias, etc.

Nos dias que correm, travam-se duras batalhas no combate à obesidade fruto da falta de exercício físico, sedentarismo quer dos adultos quer das crianças, hábitos alimentares pouco saudáveis, refeições rápidas e, muita das vezes, em restaurantes fast food. As actividades ao ar livre são excelentes oportunidades de sair de casa e reforçar as ligações com a família.

Jardins, parques ajardinados, circuitos de caminhada, entre outros, podem ser excelentes alternativas. E podem ser tão giros e divertidos estes passeios em família, há lugar para o exercício físico e até mesmo para aprender coisas novas sobre a natureza.

Existem múltiplas actividades ao ar livre que podem ser feitas individualmente ou em família. Falamos de caminhadas, escalada, corrida, jogar à bola, passeios a pé ou de bicicleta, windsurf, natação, rafting, canoagem e mais, muito mais.

Diversos estudos realizados demonstram que as famílias que participam em atividades de grupo possuem laços mais fortes entre si, são mais saudáveis, individualmente, e têm um bem-estar generalizado mais acentuado.

Aprendizagem ao vivo

Esta época do ano é uma excelente altura para conhecer coisas novas e aproveitar o melhor laboratório que existe, a Natureza. Um laboratório ao vivo e a cores, vibrantes e que nos permite adquirir conhecimento de várias áreas, tais como, botânica, biologia, geografia, ecologia e muitas outras ciências.

Perante as árvores que se cobrem de flores e ganham novas folhas, torna-se mais fácil explicar a uma criança o processo de renovação vegetal.

O ciclo da vida

É nesta altura do ano que uma parte significativa das espécies animais mostram as novas crias ou ninhadas, o caudal dos rios sobe e acontece vida, a renovação da vida animal e vegetal.

Linguagem adaptada a cada idade das crianças

Os mais novos são sensíveis à Natureza, aos animais e à beleza da Primavera, mas é muito diferente explicar como os animais se reproduzem a uma criança de três anos ou a uma criança de oito (por exemplo).

E primeiro lugar, há que perceber o que é que a criança já sabe. Se frequenta a pré-escola, certamente que as educadoras seguem um programa pedagógico onde a temática Primavera é um dos conteúdos previstos.

No caso das crianças mais velhas, que frequentam o primeiro ciclo do Ensino Básico, parte significativa destes temas está incluído nos programas de Estudo do Meio. Assim, ir para o terreno é, muitas vezes, o complemento ideal para o que aprenderam nos livros, em contexto de sala de aula.

Para mais tarde recordar

Agarrar numa máquina fotográfica, numa máquina de filmar ou mesmo no telemóvel e imortalizar estas experiências primaveris é habitual para muitas famílias. Mas que tal dar o passo seguinte e transformar estas experiências num verdadeiro projeto multimédia? Pode ser uma coisa bem gira para se fazer em família.

“A primavera é a forma que a natureza tem de dizer: Vamos festejar!” by Robin Williams

Sabia que?

Muitas das “minhas mães” perguntam-me o que devem fazer no Natal e nas festas em relação às rotinas dos seus filhos. Quem me conhece através das consultas, dos meus livros ou das palestras e workshops sabe que sou fã de rotinas.

Lisboa

Workshop “Lancheiras Saudáveis para Crianças”

Workshop “Lancheiras Saudáveis para Crianças”

Quando: 10 de março
Onde: Amor Bio, Rua Prof. Reinaldo dos Santos, 11A, Lisboa

Mais informações

Exposição ‘Dinossauros Alive’ na Cordoaria Nacional

Exposição ‘Dinossauros Alive’ na Cordoaria Nacional

Quando: até 18 de março
Onde: Cordoaria Nacional, Rua da Junqueira, Lisboa

Mais informações

A 35ª edição do Passeio da Família está a chegar

A 35ª edição do Passeio da Família está a chegar

Quando: 10 de março
Onde: Estação Fluvial de Belém

Mais informações

Porto

Ponyo à Beira Mar

Ponyo à Beira Mar

Quando: 10 de março
Onde: Palácio Foz, Praça dos Restauradores

Mais informações

Musical: O Regresso do Lobo Mau no Teatro Sá da Bandeira

Musical: O Regresso do Lobo Mau no Teatro Sá da Bandeira

Quando: 18 de março
Onde: Teatro Sá da Bandeira, Porto

Mais informações

Os Retratos do Meu Pai – Oficina Criativa

Os Retratos do Meu Pai – Oficina Criativa

Quando: 18 de março
Onde: Museu Futebol Clube do Porto . Estádio do Dragão

Mais informações