Avos

Terminadas as aulas e os exames eis que chega então o mês de Julho e a vontade avassaladora de fazer tudo o que não se podia durante as aulas. Enfim chegaram as Férias!

Mas em Julho, mais propriamente no dia 26, celebra-se também o dia dos Avós. A origem da data prende-se com o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. Coincidência ou não, a verdade é que num mês em que as crianças cheias de vontade de viver as férias e os pais a tentar gerir-lhes o tempo, os avós são muitas vezes o melhor apoio.

Ser avós é ser pais duas vezes. É ter o melhor de 2 mundos. Ter a disponibilidade sem o compromisso de educar. As regras são elásticas e o tempo, mesmo que curto, é intensamente vivido – verdadeiro tempo de qualidade.

Nas últimas décadas a esperança média de vida aumentou 15 anos e, tal  como as crianças de hoje, os avós do novo século são ases no facebook, enviam emails, usam tablets e smartphones e estão por isso fisicamente mais activos e disponíveis.

Entre filhos e sobrinhos foi isto que observei. A excitação do dia da avó no qual todas as semanas se juntavam irmãos e primos com as comidas preferidas, as brincadeiras intermináveis e o barulho incessante que só terminava com o regresso a casa. A célebre frase do avô – “o avô não ralha, o avô não grita, o avô explica” – que cada neto, num momento oportuno, repetia aos pais. Os anos passam, chega a adolescência e, as crianças que vivenciaram estes momentos vão recordá-los com grande ternura pela vida fora.

Foi a pensar na minha avó que decidi que a receita a partilhar nesta newsletter fosse a Torta de Ovos da Avó Maria. Não sei a origem de tal receita, nem nunca perguntei, mas comia-a vezes sem conta e ajudei a minha avó tantas vezes a confeccioná-la. A chegada da avó Maria vinha sempre acompanhada de uma torta de ovos e não havia lanche em sua casa em que a torta não estivesse presente. A receita é simples, muito fácil e é uma doce lembrança das minhas memórias de avós e netos.

Bom mês de Julho.

Paulo Frias Costa

Lisboa

Verão Tempo Catita

Quando: 20 junho a 29 julho
Local: Lisboa

Mais informações

Lisboa Open House

Lisboa Open House

Quando: 2 e 3 de Julho
Local: Lisboa

Mais informações

Burro

Com o Burro e a Galinha Descobrimos a Quintinha

Quando: 10 julho
Local: Sintra

Mais informações

Porto

Famílias em Serralves

Quando: todos os fins de semana
Local: Porto

Mais informações

O que consegues moldar?

Quando: 4 a 8 de julho
Local: Biblioteca Municipal do Porto

Mais informações

Era uma vez um Castelo

“Era uma vez… um castelo!” Oficinas de Verão na Universidade do Porto

Quando: 04 a 15 de julho
Local: Porto

Mais informações