pai

Março chegou! Estamos em contagem decrescente para a chegada da Primavera!

Mas o mês de Março fica marcado, também, pela celebração do Dia do Pai.

Recentemente li num blog um artigo “Os pais também cuidam dos filhos!”. Como pai de 3 filhos li-o com especial interesse. Escrito por um pai, o artigo mais do que abordar a intervenção dos pais na educação dos seus filhos, é o testemunho de um pai, da sua participação nas actividades diárias da sua filha – comer, banho, mudar fraldas, brincar,… mas numa perspectiva muito positiva. Esta vivência torna-nos diferentes criando uma relação muito mais forte com os nossos filhos.

O estereótipo do Pai “educador e disciplinador”, marcado pela rigidez, austeridade e repressão têm-se atenuando e para muito contribuiu a entrada das mulheres na vida activa, a luta pela igualdade de oportunidades de trabalho, que sugerem um companheiro participativo com quem partilhar alegrias e dividir as tarefas.

No conhecimento comum fala-se que a alteração de uma sociedade demora uma geração, i.e. 30 anos. Existe actualmente a figura de licença de paternidade, muitos pais participam activamente na educação dos filhos, deslocam-se a reuniões nas escolas, visitas aos médicos, participação das tarefas,… Não serão talvez a maioria, mas apesar do longo caminho a percorrer, a boa notícia é que tudo o que se conquista é valor acrescentado, pois não existe retrocesso. Os filhos que hoje têm pais mais participativos, mais intervenientes terão também eles um papel mais activo e assim sucessivamente.

Estudos em que os pais participam activamente na educação dos filhos, apontam para melhorias significativas

– sucesso escolar, diminuição do abandono escolar e maior participação em actividades extracurriculares;

Considerando que actualmente existem mais mulheres nas universidades e em muitos cursos tradicionalmente preenchidos por homens, podemos esperar um papel da mulher muito mais activo, obrigando a uma participação activa dos pais. Não será um processo fácil e exigem-se alterações:

– nos pais que assumem esta nova vivência

– nas mães que têm necessariamente que delegar muitas das tarefas a que estavam habituadas

– da sociedade que tem de saber criar condições para este novo paradigma

Todos os sistemas tendem para o equilíbrio. E este tema não é excepção. Os novos pais podem vivenciar o crescimento dos seus filhos, dando-lhes apoio e segurança. Só assim a criança de hoje será, amanhã, um adulto responsável, comprometido e feliz com o seu papel na sociedade e livre para tomar as suas próprias decisões.

Paulo Frias Costa

banner-ovo

Campanha – Abra um Ovo…da Páscoa

Sempre a pensar nos seus clientes, a Kid to Kid lança a campanha ‘Abra um ovo’. De 14 a 26 de Março, por cada 25€ de compras em roupa, calçado ou brinquedos, os clientes abrem um ovo de Páscoa. Todos os ovos têm um prémio. Ler mais

Vem aí a Primavera

A Kid to Kid dá alguns exemplos de programas giros para fazer ao ar livre. Ler mais

eggs

Aprenda a decorar ovos da Páscoa

Decorar ovos da Páscoa é umas das atividades preferidas das crianças.

Esta é uma excelente atividade para envolver os miúdos e até mesmo a restante família. Ler mais

pascoa1

Receita: Ninhos da Páscoa

Para celebrar esta quadra de tradições, a Kid to Kid sugere uma receita repleta de sabor e tradição: Ninho da Páscoa, com chocolate, amêndoas e fios de ovos.

Bom apetite. Boa Páscoa! Ler mais

hoteldosado

Hotel do Sado sugere Páscoa na Baía dos Golfinhos

Comemore o fim-de-semana prolongado da Páscoa em família, no Hotel do Sado Business & Nature! Um refúgio de charme para miúdos e graúdos sobre uma d’As Mais Belas Baías do Mundo. Ler mais

Lisboa

jogos-tabuleiro

Encontro de jogos de tabuleiro

Data: 05 de março

Local: Rua dos Anjos

O MOB – associação cultural quer reunir pessoas de todo tipo que partilham este interesse em jogos de tabuleiro e organiza uma sessão mensal de jogos de tabuleiro onde, em cada sessão, destacamos sempre um jogo, seja por representar uma luta social, por reforçar mecanismos de cooperação, ou pelo seu valor pedagógico.

Mais informações

quando-a-terra-tremeu

Quando a terra tremeu…

Data: 12 de março

Local: Museu do Dinheiro

A Baixa nunca mais foi a mesma… O que terá acontecido em 1755? Quem sobreviveu? O que se escreveu? Como se transformou a cidade?

Mais informações

laboratorio-robotica

Laboratório de robótica

Data: 13 de março

Local: Museu Nacional da História Natural e da Ciência

Laboratório Experimental de Robótica onde utilizando os recursos educacionais da Mindstroms Education da Lego, os participantes poderão planificar, desenhar e construir o seu próprio robô. (Organizado por FIRST LEGO League em Portugal).

Mais informações

Porto

exposicao-animar

Exposição Animar 11

Data: 20 fevereiro a 5 de junho

Local: Galeria de Arte Cinemática – Vila do Conde

A exposição Animar 11 parte dos materiais, adereços, personagens, cenários e de diversos elementos que fizeram parte do processo de produção de três curtas-metragens de animação.

Mais informações

Atividades férias da Páscoa

Data: 21 de março a 01 de abril

Local: Gato das Letras

As férias da Páscoa vêm aí e já preparamos um programa de atividades cheio de animação e aventuras. Algumas com cheiro a chocolate, outras vão deixar marcas de tinta colorida, mas o importante é divertirem-se nestas férias.

Mais informações

workshop

Workshop – Faz uma prenda para o teu pai     

Data: 19 de março

Local: Atmosfera M

Nesta data em que se comemora o Dia do Pai, inscreva os mais pequenos para participarem numa atividade, onde podem criar uma prenda original e criativa, para oferecer ao Pai.

Mais informações