A cerca de 1 hora de Lisboa, suficientemente longe para quebrar a rotina citadina, mas sem o desconforto de uma deslocação demorada, a Serenada é uma porta aberta para a beleza da serra que pode ser apreciada em todas as estações do ano, fazendo com que os Outonos e Invernos tenham um encanto especial, com as degustações à lareira, as caminhadas nos dias frios pelo montado, as praias desertas mas nem por isso com menos encanto. A possibilidade de visitar as ruinas romanas de Tróia e de Santiago do Cacém, o museu da Ciência viva da Mina do Lousal, o cais palafítico da Carrasqueira…motivos suficientes para uma estadia de alguns dias nesta região.

Na Primavera ou no Verão as praias do concelho de Grândola falam por si, ou estes 45 km de areia contínua não sejam o maior areal do país, com 10 praias de bandeira azul hasteada desde Troia até Melides, passando pela Comporta, Pego, Carvalhal, Aberta Nova, entre outras. Ainda a gastronomia diversa, peixe da costa, porco preto do interior, as açordas e migas, inúmeras sugestões a aliar aos vinhos Serras de Grândola.

A Serenada encontra-se integrada na comissão vitivinícola da Península de Setúbal, geograficamente na parte Sul desta região. As vinhas situam-se a cerca de 10 km da orla marítima, entre a praia da Aberta Nova e a praia da Galé, sofrendo a influência da brisa atlântica. Para além disso, encontram-se a 150 m de altitude, na encosta oeste da Serra de Grândola, o que proporciona a frescura nocturna necessária a uma adequada maturação. A grande mineralidade dos solos, com predominância de ferro, xisto e grauvaques complementam a particularidade da localização.

Os vinhos Serras de Grândola são vinhos frescos, minerais, complexos e elegantes. São vinhos muito gastronómicos. Muito versáteis na harmonização não só de manjares alentejanos como também com comida de fusão. O processo de fabrico segue as linhas tradicionais deste néctar, apostando sempre na diversidade e qualidade, por oposição à massificação. A propriedade está na mesma família há 300 anos e os vinhos que hoje são produzidos, pela atual proprietária Jacinta Sobral, uma mulher empreendedora e que deu continuidade ao projeto do pai, é hoje a responsável por todo o processo que dá origem ao vinhos Serras de Grândola.

O field blend da vinha velha constitui um magnífico acervo ampelográfico, com castas locais e antigas, que originam aromas concentrados de frutos vermelhos.
A questão do Enoturismo com alojamento (6 quartos duplos dos quais 2 suites panorâmicas) surge como uma sinergia natural que possibilita aos clientes saborear os vinhos no seu local de origem. Toda a decoração da casa está orientada para o Enoturismo, desde da escolha criteriosa dos nomes de castas para cada quarto, a alguns apontamentos mais específicos, salientamos a utilização de barricas nalguns dos quartos como apontamentos decorativos desde mesas- de-cabeceira, a lavatórios, etc.

As actividades de Enoturismo disponíveis:
Diversas provas de vinhos, realizadas diariamente, sujeitas a reserva prévia;
Workshops vínicos, com a presença da produtora/ enóloga, contemplando prova, percursos pelas vinhas, visita à adega, possibilidade de eno-almoço ou jantar, sujeitos a um número mínimo de 10 participantes.
Eno-jantar, com degustação de 4 vinhos, com explicação da harmonização para hóspedes.

Contactos:
A Serenada Enoturismo
RIC 1265 – Outeiro André – Sobreiras Altas
7570-345 Grândola
Coordenadas GPS: 38º 11’ 54’’ N/ 8º 39’ 25’’ O
Email: geral@serenada.pt / reservas@serenada.pt
Tel.(+351) 269 498 014
Tlm.(+351) 929 067 027
Página de facebook: https://www.facebook.com/A.Serenada.Enoturismo/?fref=ts

Lisboa

Concerto Palavra Cantada

Quando: 12 e 13 de novembro
Onde: Mercado da Ribeira, Lisboa

Mais informações

Atelier de Fadas e animais do Bosques feltrados

Quando: 13 de novembro
Onde: Av. Maria lamas, 6, Parede, 2775-123

Mais informações

De Caras!

Quando: 19 de novembro
Onde: Largo de São Julião, Lisboa

Mais informações

Porto

Magusto de Estrelas – Oficina Artística (p/Famílias)

Quando: 13 de novembro
Onde: Museu FC Porto (Via Futebol Clube do Porto / Estádio do Dragão)

Mais informações

Workshop – Constrói o teu instrumento musical

Quando: 19 de novembro
Onde: Atmosfera m – Rua Júlio Dinis, nº 160 (existe estacionamento grátis com entrada pelo nº 290)

Mais informações

Workshop – Decorações de Natal

Quando: 26 de novembro
Onde: Atmosfera m – Rua Júlio Dinis, nº 160 (existe estacionamento grátis com entrada pelo nº 290)

Mais informações