O Parque Biológico de Vinhais (PBV) é um equipamento público, instalado pela Câmara Municipal de Vinhais no Viveiro Florestal de Prada, local incluído no Perímetro Florestal da Serra da Coroa, a escassos 3km do centro de Vinhais e em pleno Parque Natural de Montesinho.

A vegetação da área envolvente é dominada pelos bosques de carvalhais (Quercus pyrenaica), presentes em grande parte do território. No entanto, as margens das linhas de água e o fundo dos vales são ocupados por amiais ripícolas, salgueirais arbóreos de amieiro (Alnus glutinosa), salgueiro-negro (Salix atrocinerea), Calamagrostis arundinacea, Carex elata subsp. reuterian, Galium broterianum, sanguinho-de-água (Frangula alnus), Oenanthe crocata, feto-real (Osmunda regalis), Scrophularia scorodonia e Stachys sylvatica. Nas encostas os urzais, urzais-tojais e tojais, bem como os giestais em solos mais profundos cobrem a paisagem não agricultada.

O carácter muito particular e complexo da geologia da área de implantação do Parque (maciço ultrabásico Bragança-Vinhais) determina também uma flora e vegetação muito características, onde aparecem alguns endemismos, limitados na maior parte dos casos a pequenas zonas ultrabásicas, como sejam a cravina (Dianthus laricifolius subsp. marizii), a arméria (Arenaria querioides subsp. fontiqueri), a Jasione crispa subsp. serpentinica e as herbáceas Festuca brigantina e Avenula lusitanica.

Face a esta diversidade natural, o Parque apresenta as seguintes valências:

Interpretação da paisagem da região, nas componentes naturais (flora, fauna e geografia), culturais (história, arqueologia e etnografia) e ainda na vertente da educação ambiental;

Conservação da natureza e promoção da biodiversidade;

Desenvolvimento do turismo, em especial do ecoturismo, do recreio e lazer da população.

É um lugar encantador para ficar e descansar, no meio de uma paisagem natural cuidada e com vista para a piscina biológica. Muito silêncio (tirando as vozes dos animais que ali vivem, como galinhas, javalis, veados, burros mirandeses, cabras e vacas), uma paisagem verde, sombra quanto baste e bungalows bem equipados de cujo alpendre se apreciam finais de tarde/pores do sol inspiradores – é isto que pode usufruir quem fica instalado nos bungalows do Parque Biológico de Vinhais, situado bem perto da vila de Vinhais.

Há muitas atividades preparadas especialmente para as crianças, como os passeios de burro, a alimentação dos animais, a caça ao tesouro ou o peddy-paper.
O Parque está já integrado em Montesinho, que se pode explorar a partir dai. Pode ainda andar-se a cavalo, de charrete, de bicicleta ou fazer caminhadas em percursos sinalizados.

Informações:
Parque Biológico de Vinhais
Alto da Cidadelha
5320 Vinhais

Telefone/Fax: 273 771 040
Telemóvel: 933 260 304

geral@parquebiologicodevinhais.com
directora@parquebiologicodevinhais.com

Página de facebook: Facebook Parque Biológico de Vinhais

Site: www.parquebiologicodevinhais.com

Lisboa

Diversão é na Family Land

Quando: 8 e 9 de Outubro
Local: Cascais

Mais informações

O Principezinho

Quando: até 16 de Outubro
Local: Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Mais informações

Barlavento Famílias

Quando: 22 e 23 de Outubro
Local: São Luiz Teatro Municipal

Mais informações

Porto

MONVERDE Convida Miúdos e Graúdos a Vindimar

Quando: até 15 de Outubro
Local: Amarante

Mais informações

Pré-Festival CINANIMA na Universidade do Porto

Quando: até 28 de Outubro
Local: Reitoria da U.Porto – Praça Gomes Teixeira

Mais informações

Workshop – Decorações de Halloween

Quando: 29 de Outubro
Local: Atmosfera m – Rua Júlio Dinis

Mais informações