Há algum tempo li um artigo escrito por Rubem Alves – Quando os filhos voam… e que me pareceu muito adequado ao tema deste mês sobre Intercâmbio. O facto de atualmente eu e a minha família estarmos a viver esta realidade – uma filha partiu, para estudar 1 ano no estrangeiro e recebemos uma estudante japonesa que decidiu viver a mesma experiência em Portugal, despertou-me a vontade de escrever sobre o tema.

O intercâmbio de jovens e estudantes pretende promover a abertura ao mundo através da troca de experiências entre pessoas de diferentes culturas, hábitos, idiomas,… aproximando o que é à partida, diferente. É um conceito que ganha projeção com o fim da 2ª Grande Guerra e a percepção de que uma aproximação entre as pessoas, é a melhor garantia para a paz.

Existem inúmeros programas de intercâmbio com durações de apenas alguns meses a mais de um ano e para crianças pequenas, adolescentes ou jovens adultos. O próprio tratado de Bolonha visou uma unificação dos cursos académicos na europa, permitindo aos alunos que terminaram a sua licenciatura, poderem ingressar em cursos de mestrado em universidades de outros países.

Escreve Rubem Alves “é inevitável e bom que os filhos deixem de ser crianças e abandonem a proteção do ninho.”. O nosso papel, enquanto pais e educadores, é prepará-los para esse grande voo. Diz o autor – muitas vezes, confundimos amor com dependência; muitas vezes confundimos amor com segurança; muitas vezes confundimos amor com apego.

Para os pais é um longo processo com altos e baixos, mas são os novos desafios que vão permitir aos nossos filhos ultrapassar dificuldades, criar resistência e vencer as adversidades. É esta resiliência que os torna mais preparados para o longo voo que á a sua vida enquanto seres adultos e futuros pais.

Termina o autor o seu artigo afirmando – Aprendo que é preciso ter coragem para voar e deixar voar. E não há estrada mais bela do que essa.

Paulo Frias Costa

Lisboa

Diversão é na Family Land

Quando: 8 e 9 de Outubro
Local: Cascais

Mais informações

O Principezinho

Quando: até 16 de Outubro
Local: Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Mais informações

Barlavento Famílias

Quando: 22 e 23 de Outubro
Local: São Luiz Teatro Municipal

Mais informações

Porto

MONVERDE Convida Miúdos e Graúdos a Vindimar

Quando: até 15 de Outubro
Local: Amarante

Mais informações

Pré-Festival CINANIMA na Universidade do Porto

Quando: até 28 de Outubro
Local: Reitoria da U.Porto – Praça Gomes Teixeira

Mais informações

Workshop – Decorações de Halloween

Quando: 29 de Outubro
Local: Atmosfera m – Rua Júlio Dinis

Mais informações