colonia-ferias

Embora muitos pais tentem tirar férias nos meses em que as crianças estão de férias da escola, convenhamos… qual a probabilidade de poderem tirar 3 meses inteiros? Além das duas, talvez três semanas que conseguem conciliar com os filhos, o que acontece ao resto do tempo? Se a criança tiver avós, pode ficar com eles; se tiver um irmão mais velho ou até já for crescida pode ficar em casa. Mas sozinha? E por tantas semanas?

É verdade que embora alguns miúdos não queiram ir para a colónia de férias, especialmente os mais crescidos, estas podem ser as melhores amigas dos pais durante os meses do verão.

As colónias de férias são uma forma de manter os seus filhos ocupados, proporcionando-lhes um verão diferente: fazem novos amigos, experimentam atividades, saem da sua zona de conforto. E, talvez mais importante que isso, não ficam sozinhos enquanto os pais estão a trabalhar.

São um espaço privilegiado para que os seus filhos possam socializar e trocar experiências de diferentes realidades com outras crianças, promovendo a sua autonomia, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável, para a sua maturação cerebral e para a construção da sua personalidade. Ajudam também a promover também a interação e o relacionamento entre as crianças através das atividades programadas, que podem ir desde piscinas e jogos aquáticos, peddy papers, workshops ou até animações noturnas, dependendo da colónia.

As experiências pelas quais as crianças passam numa colónia de férias são fundamentais para que cresçam de forma saudável, mas também para se conhecerem melhor a elas próprias, para serem mais confiantes, para saberem melhor relacionar-se com os outros, para terem experiências diferentes do seu dia-a- dia… O que não quer dizer que se o seu filho nunca frequentar uma, irá crescer de forma menos certa.

Se não estiver preparado para estar tanto tempo longe da sua pessoa em miniatura, pode ser por optar por aquelas colónias em que a criança sai, vai fazer as atividades, e vem sempre dormir a casa. Problema resolvido, certo?

As crianças e o outono

Apesar de significar a despedida do Verão, a verdade é que o Outono tem um encanto especial e oferece ainda dias de sol perfeitos para aproveitar a vida ao ar livre; e também dias de chuva e frio, onde já sabe bem fazer uma atividade especial dentro de portas. Já sabe como vai aproveitar esta nova época com o seu filho?

Lisboa

Esplendor na Relva: Cinema ao ar livre em Sintra

Esplendor na Relva: Cinema ao ar livre em Sintra

Quando: 3 a 26 de agosto
Onde: Vila de Sintra

Mais informações

Do Big-Bang ao Observador Cósmico

Do Big-Bang ao Observador Cósmico

Quando: 19 de agosto
Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Rua da Escola Politécnica, Lisboa, Portugal

Mais informações

Oficina Navegar, navegar… no Museu do Dinheiro

Oficina Navegar, navegar… no Museu do Dinheiro

Quando: 25 de agosto
Onde: Museu do Dinheiro, Largo de São Julião, Lisboa

Mais informações

Porto

Cinema Fora do Sítio

Cinema Fora do Sítio

Quando: 1 a 31 de agosto
Onde: Porto

Mais informações

Maior LEGO® Fun Factory

Maior LEGO® Fun Factory

Quando: Permanente
Onde: Mar Shopping

Mais informações

É Verão, é Futebol, é o Jogo do Campeão – Oficina para Famílias

É Verão, é Futebol, é o Jogo do Campeão – Oficina para Famílias

Quando: 19 de agosto
Onde: Museu Futebol Clube do Porto. Estádio do Dragão. Via Futebol Clube do Porto

Mais informações