Descomplicar o regresso às aulas!

Nos primeiros dias de setembro surge sempre aquela nostalgia de recordar (já com saudades) as férias que terminaram e as saudades dos colegas da escola, de uma ou outra disciplina, de aprender coisas novas.

Neste sentido, a atitude dos pais é altamente influenciadora da atitude dos filhos. Se os pais encaram o regresso com otimismo, com atitude positiva, certamente que os filhos terão a mesma atitude face ao regresso às aulas. Mais do que partilhar apenas os maus momentos do dia-a-dia do trabalho, vale a pena partilhar situações engraçadas ou momentos bons, para que os filhos percebam que, apesar do esforço, afinal vale a pena. Esta forma de enfrentar as diversas situações da vida, será transposta para os filhos. Eles beneficiarão com esta postura perante a vida.

As tarefas de regresso às rotinas não tem de ser uma coisa apenas da responsabilidade dos pais, mas sim de toda a família. Se todos estiverem envolvidos, podem partilhar momentos e ideias, juntos. Envolver as crianças na organização do material escolar para o novo lectivo e até do seu quarto é educativo e muito positivo. Começam a envolver-se com os livros e o restante material escolar, aprender metodologias para a organização do quarto, da área de estudo, das mochilas…

A mudança de ano lectivo é sempre um foco de stress e inquietação para a criança. Para a acalmar, será importante que a família converse sobre o novo ano escolar, sobre a mudança de professores/sala, sobre os novos horários, ‘desproblematizando’ a situação. Visitar, previamente, a escola, pode ajudar bastante a criança a enfrentar o novo ano.

Se perspetivar o futuro é uma coisa positiva, recordar o passado também o é. Por isso, é importante e muito positivo recordar alguma situação ou experiência que tenha marcado a criança no ano lectivo anterior.

Se começa um novo ano escolar, porque não estrear algo novo no regresso às aulas? Sem recorrer a gastos supérfluos, é positivo que a criança tenha algo novo, seja roupa, calçado ou material escolar, quando ingressa no novo ano escolar. Isso aumentará os seus níveis de confiança e pode ser um desbloqueador de conversa para momentos mais tímidos.

Existe ainda outra forma de ‘contornar’ ou de diminuir o impacto do regresso às rotinas. A pouco e pouco, antes do início das aulas, retomar horários e pequenas tarefas que são habituais durante o período escola, tornando o regresso menos brusco.

Existem muitas mais dicas e truques que podem ser úteis para que o regresso seja uma coisa boa e deixe de ter a carga negativa que habitualmente tem. Cabe a cada um de nós, pais e filhos, mudar essa visão.

Lisboa

Vem experimentar os instrumentos musicais!

Vem experimentar os instrumentos musicais!

Quando: 6 de setembro
Onde: Conservatório de Música de Sintra – Praceta das Amoreiras, 6 – 2635-103 Rio de Mouro

Mais informações

Como construir um Cenário Marinho?

Como construir um Cenário Marinho?

Quando: 09 de setembro
Onde: Calçada dos Barbadinhos, 136B, Loja E – Código Postal: 1170-047 – Lisboa

Mais informações

Fiera da Luz 2017

Feira da Luz

Quando: até 24 de setembro
Onde: Jardim da Luz de Carnide

Mais informações

Porto

wave-series-2017

Porto & Matosinhos Wave Series 2017

Quando: 2 de setembro
Onde: Porto e Matosinhos

Mais informações

LEGO Fun Factory transforma-se em Ninjago

LEGO Fun Factory transforma-se em Ninjago

Quando: até 31 de outubro
Onde: Mar Shopping Matosinhos, Avenida Doutor Óscar Lopes, Leça da Palmeira

Mais informações

Divirtam-se no Fun Park Feijão Verde Gaia

Divirtam-se no Fun Park Feijão Verde Gaia

Quando: Permanente
Onde: Avenida Vasco da Gama (Estrada Nacional 222) nº774, Quinta de Cravel, Mafamude

Mais informações