No mês em que se celebra o Dia da Criança, queremos celebrar também a criança… que vive dentro de todos os adultos.
Quando crescemos, acreditamos que a fase da infância ficou para trás. No entanto, independentemente da idade que conquistemos, carregamos sempre connosco aquela criança interior, a imaginação, o olhar doce e ingénuo e a necessidade de ver a vida de uma forma mais simples. Assim, ainda que tenhamos inúmeras responsabilidades e desafios, conseguimos manter a nossa essência e reviver aqueles que foram certamente os melhores – e mais simples – tempos da nossa vida.
A nossa criança interior é aquela parte infantil que representa a nossa capacidade de inocência, admiração, alegria, sensibilidade e diversão. Que por vezes nos faz tomar atitudes menos pensadas e dar gargalhadas um pouco mais altas e cheias de vontade. Claro que a parte que enterrámos na infância poderá também conter feridas antigas que, não sendo tratadas, podem impedir que o adulto se sinta realizado e completo – mas nada bate aquele momento em que nos sentimos como crianças de novo.
É esse sentimento, essa vontade de voltar a jogar, correr e rir que faz com que desafiemos filhos, primos, sobrinhos, e todos os outros miúdos para brincadeiras.
Para se divertirem connosco, e é por isso que nos sentimos também impulsionados por eles para correr mais longe, saltar mais alto e brincar com mais vontade.
A todos nós, que conseguimos manter a nossa criança interior, parabéns. Que o Dia da Criança seja festejado por todos aqueles que ainda mantém esse espírito!
Lisboa
Teatro em família | Kusama e Warhol: o maior roubo da pop
Quando: 7 de Junho
Onde: Centro Cultural de Carnide
Fado Miudinho: Concerto de Fado para crianças no Oceanário
Quando: 1ºs e 3ºs domingos do mês. Evento permanente
Onde: Oceanário de Lisboa
Porto
2ª Feira Solidária Olha Por MIM – Centro Raríssimo Norte
Quando: 15 de Junho
Onde: Urbanização Monte Penedo | Milheirós, Maia
FESTinha – Actividades em Família no FEST
Quando: de 24 de Junho a 1 de Julho
Onde: Espinho
Exposição “I’m Your Mirror” de Joana Vasconcelos em Serralves
Quando: Permanente
Onde: Parque de Serralves, Porto