
Fevereiro é o mês em que se celebra oficialmente o amor.
Quando falamos em amor, o nosso pensamento remete para amor entre ele & ela, entre casais. Mas há muitos tipos de amor e pode ser demonstrado de maneira tão diferente e igualmente tão intensamente como alguns casais demonstram o seu amor. Amor pelos nossos familiares, filhos, sobrinhos, amigos; o amor pela natureza e…pelos animais!
Segundo o nosso dicionário “O amor é um sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa. O amor é a disposição dos afectos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém (por exemplo: humanidade, animais, natureza…)”.
Muitas pessoas gostam de animais, na sua maioria, cães e gatos, mas outros gostam de peixes, iguana, ou outros animais exóticos.
Mas afinal, porque é que gostamos tanto dos animais? Será porque os vemos com um verdadeiro amigo e fiel companheiro? Porque gostamos de brincar com eles? Porque os admiramos? A resposta poderá resumir-se em “porque é fácil”.
Eles não se importam com a aparência, com a marca da roupa ou dos sapatos que usamos ou com a profissão e o estatuto social que temos. E mesmo naqueles dias em que nos sentimos em baixo, física e psicologicamente, muitas vezes, são estes ‘bichinhos’ que nos puxam para cima, nos dão atenção e nos acompanham.
Com os animais, não há inveja, vaidade ou rancor. Não há traição, cusquice, preguiça ou mentira. Tudo nos animais é verdadeiro e honesto, inclusive quando eles não gostam de ninguém.
Com os animais, se estamos disponíveis para brincar, ser-nos-á devolvido amor e afeto! Nada mais é exigido. É preciso dar muito pouco para receber tanto em troca.
Não importa a hora, o dia ou momento e eles estão sempre lá para nós. Seja ao final do dia de trabalho ou de manhã quando acordamos, aqueles seres esperam ansiosamente por nós e atribuem-nos uma importância na sua vida inigualável.
Cada reencontro é uma volta; cada manhã é uma alegria; cada afago é um presente.
Os animais sentem a nossa falta e são, por norma, os mais entusiastas a demonstrar esse afeto para connosco: os cães correm para nós quando chegamos a casa; os gato roçam nas nossas pernas, a iguana olha para nós intensamente, etc.
Para ter um animal em casa e receber todo este amor e afeto, basta pesquisar na nossa área de residência quais as instituições que acolhem animais ou então procurar na internet. Todas elas têm animais disponíveis para serem adotados; disponíveis para amarem e serem amados.
Podemos apontar alguns exemplos, escassos exemplos face à quantidade de instituições que existem:
http://www.adopta-me.org/
Os animais são cativantes e todos eles merecem o nosso respeito e cuidado, independentemente de serem, ou não, domésticos, sejam novos ou velhos.
Muitas pessoas desprezam o amor pelos animais, relativizando-o ou diminuindo-o face ao amor pelos humanos. Cada amor é válido por si. Todas as formas de amor são sagradas!
Lisboa

Pet Festival na FIL – Feira Internacional de Lisboa
Quando: 3 a 5 de fevereiro
Onde: FIL, Lisboa

Jardim Zoológico realiza Workshops Pedagógicos em Fevereiro
Quando: 10, 11 e 12 de fevereiro
Onde: Jardim Zoológico de Lisboa

Museu da Carris | Oficina de Famílias – Carnaval
Quando: até 27 de fevereiro
Onde: Museu da Carris
Porto

Máscaras em Argila
Quando: 11 de fevereiro
Onde: Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 647

A Incrível Fábrica dos Oceanos – musical infantil da Plano 6
Quando: 12 a 18 de fevereiro
Onde: Auditório da Exponor

Workshop – Máscaras de Carnaval
Quando: 25 de fevereiro
Onde: Atmosfera m – Rua Júlio Dinis, nº 160