Como fazer as crianças comerem legumes!

O sonho de qualquer pai e mãe é que o seu filho lhe peça, voluntariamente, para comer frutas, legumes e vegetais!

Apesar de isto parecer um sonho, é possível desmistificar a ingestão destes alimentos e fazer com que este momento passe a ser ‘menos um pesadelo’.
Dois ingredientes essenciais: persistência e criatividade!

Até aos dois anos (quase) nenhum alimento é rejeitado pelas crianças. No entanto, a partir desta data, as frutas, legumes e vegetais começam a ser rejeitados. Na primeira fase, todos eram triturados e ingeridos quase em papa. A partir dos dois anos, as crianças começam a comer os alimentos de forma natural. É apenas uma questão de apresentação, mas a verdade é que surge a rejeição aos mesmos!

Como é que os pais fazem os filhos comer frutas, legumes e vegetais?
Os pais podem incluir os filhos no processo de compra e preparação dos alimentos, tornando estes momentos mais divertidos, um ritual, uma brincadeira ou um programa em família. Haverá, certamente, uma maior familiarização das crianças com estes alimentos. Para além disso, este passa a ser mais um ritual, uma brincadeira ou um programa em família, associando a um momento positivo entre os membros da família.

Os pais devem controlar o tipo de alimentos que entram na despensa lá de casa. Hoje em dia, os alimentos processados, na sua maioria resultado de frituras e repletos de açúcares e gorduras saturadas, são fáceis de transportar e de comer. Na mente das crianças, perfeitos substitutos das frutas, por exemplo, nos lanches. Este tipo de alimentos processados têm sabores muito mais acentuados, despertando mais a atenção das crianças, em relações aos sabores naturais das frutas/vegetais.

Outro factor muito importante é o exemplo que se tem em casa. Quando os pais optam por um consumo adequado de frutas, legumes, vegetais nas refeições do dia-a-dia, isso será um forte incentivo para que os filhos sigam o seu exemplo.
Variar nos cortes, na preparação e na apresentação também pode ajudar os filhos a gostarem mais deste tipo de alimentos. Jogar com as cores e o tamanho dos alimentos pode captar a atenção das crianças e suscitar a sua vontade para provar/comer.

Mas neste processo de educação alimentar, é importante ter em conta que existem coisas que os pais não devem fazer.

Castigar os filhos porque estes rejeitam determinados alimentos só despertará sentimentos negativos nas crianças em relação a esses alimentos. É uma relação de causa-efeito.

Por outro lado, existe uma variedade enorme de frutas, legumes e vegetais. Se uma criança não gosta de um ou dois em particular, mas come todos os outros, então porquê forçar a comer os que gosta menos e criar uma situação negativa à volta disso mesmo?

No que toca à persistência, é importante que os pais ofereçam frutas, legumes e vegetais aos seus filhos, pois mesmo que estes recusem num primeiro, o seu paladar vai mudando com o tempo, e um dia terão curiosidade e vontade em experimentar.

Lisboa

Video Mapping regressa ao Terreiro do Paço

Video Mapping regressa ao Terreiro do Paço

Quando: 5 a 14 de agosto
Local: Lisboa, Terreiro do Paço

Mais informações

Cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora de Barcarena

Cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora de Barcarena

Quando: 16 de julho a 27 de agosto
Local: Oeiras, Barcarena

Mais informações

Noites de Verão, nos Jardins das Amoreiras e do Torel

Noites de Verão, nos Jardins das Amoreiras e do Torel

Quando: 2 de julho a 27 de agosto
Local: Lisboa, Jardim das Amoreiras e do Torel

Mais informações

Porto

Domingos de contos nas caves Taylor's

Domingos de contos nas caves Taylor’s

Quando: 07 de agosto
Local: Vila Nova de Gaia

Mais informações

Férias do verão no Zoo Santo Inácio

Férias do verão no Zoo Santo Inácio

Quando: 04 de julho a 12 de agosto
Local: Vila Nova de Gaia

Mais informações

Verão no Porto terá poesia, música e teatro a saltar das varandas

Verão no Porto terá poesia, música e teatro a saltar das varandas

Quando: 05 a 26 de agosto
Local: Porto

Mais informações