Sabia que ao brincar 15 minutos por dia com os seus filhos, os está a ajudar a desenvolverem-se?
Chegar do trabalho, olhar para aquela pessoa pequenina e ouvi-la dizer de olhos esbugalhados e esperançosa “mãe, podes brincar comigo?” pode ser das coisas mais cansativas e dolorosas de ouvir. Olhar para o lava loiças cheio até acima, pensar na roupa por passar a ferro que anda a acumular, e de súbito desejar regressar às oito horas laborais em que já tinha as suas tarefas definidas e sabia com o que podia contar não é exclusivo de si. Pois é, já dizia um velho ditado que ser mãe não é fácil… que mãe sofre. Mas não é tão bom?
Com a rotina do dia a dia é rara a mãe que tem vontade de se sentar com o filho por 15 minutos para fazer um jogo ou brincar ao faz-de-conta. Mas e se soubesse que esses 15 minutos fazem toda a diferença no desenvolvimento daquela criança que olha para si com toda a fé do mundo, como se estivesse a admirar uma heroína?
Brincar ajuda a que a criança se torne mais criativa, comunicativa e a que crie empatia pelos outros. Uma criança que brinca tira melhores notas ao longo da vida, aprende a lidar com regras e a compreender os seus limites físicos. Uma criança que brinque é, inevitavelmente, mais feliz.
Segundo vários especialistas, pode ser difícil para si – a mãe – compreender as brincadeiras do seu filho. A “brincadeira livre” na realidade não tem nada de “livre”, uma vez que é completamente guiada pela criança, que modifica as leis do jogo e vai inventando novas regras à medida que lhe dá jeito. Mas a verdade é que é necessária. Com todas as tarefas e exigências colocadas nas crianças de hoje, e na elevada carga horária que os pais passam a trabalhar, existe cada vez menos tempo para brincar. Segundo uma pesquisa realizada em 10 países, que estudou 12 mil pais de crianças entre os cinco e 12 anos, 50% dos pais não tem tempo para brincar ao ar livre com os filhos, 84% das crianças brincam no máximo duas horas por dia, 40% brincam menos de uma hora e 6% nunca brincam num dia normal! Consegue imaginar o que é uma criança de 12 anos nunca brincar?
Não encare brincar com o seu filho como um dever. As crianças são incrivelmente inteligentes e certamente dará por si surpreendida com as coisas que vai ouvir durante estes breves 15 minutos de brincadeira.
Neste Dia da Mãe, seja a heroína que o seu filho vê em si. Coloque a capa e corra com ele pelo parque; leia-lhe uma história ao deitar; joguem um jogo de tabuleiro. Pensando melhor, não seja a heroína… seja sim a Mãe, que é tão melhor do que qualquer outra coisa.
A Kid to Kid deseja um feliz Dia da Mãe a todas vós!
Lisboa
Workshop “Mães em Estado Zen”
Quando: 20 de maio, entre as 10h00 e as 18h00
Onde: A Casa do Ser, Lisboa
Espetáculo – O que queres ser? Arquitetar ideias no Museu do Dinheiro
Quando: 19 de maio
Onde: Museu do Dinheiro, Largo de São Julião, Lisboa
Workshop “Pais e Mães: Mediadores de Serviço!”
Quando: 20 de maio
Onde: Rua Cais das Naus n. 8, Lisboa
Porto
Salão Ser Mamã 2018 em Maio na Exponor
Quando: 5 a 6 de maio
Onde: Exponor-feira Internacional Porto, Leça da Palmeira
Música com Dragõezinhos – Maio
Quando: 6 de maio
Onde: Museu Futebol Clube do Porto
Peça de Teatro – O Palhaço Pintarolas e a Floresta Mágica
Quando: até 26 de maio
Onde: Atmosfera m Porto, Rua Júlio Dinis, nº 160 – 4º