texto

No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus. Já alguma vez explicou a origem desta tradição ao seu filho? Então vamos lá.

Um ano após o grande terramoto de 1755 – que destruiu parte da cidade de Lisboa – e coincidindo esta data com o Dia de Todos os Santos, a população aproveitou a festividade religiosa para organizar um peditório com a intenção de lembrar os mortos. Assim, correram a capital de porta em porta e pedir esmola, mesmo que fosse apenas pão – devido ao desespero, diziam “Pão, por Deus”.

Em troca muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos, e é esta a origem da tradição na qual as crianças participam anualmente. Associados ao Pão por Deus estão também outros conceitos como os sacos do Pão por Deus, normalmente feitos de tecido decorados ao gosto das crianças.

Existem várias formas de celebrar esta tradição em Portugal. Em Barqueiros, concelho de Mesão Frio, à meia-noite do dia 1 para 2 de Novembro, arranjava-se uma mesa com castanhas para os parentes já falecidos comerem durante a noite; na aldeia de Vila Nova de Monsarros, as crianças faziam os “santórios” – recebiam fruta e bolos e cada criança transportava uma abóbora oca com uma figura de cara, com uma vela dentro; nos Açores dão-se “caspiadas” às crianças durante o peditório, bolos com o formato do topo de uma caveira, claramente um manjar ritual do culto dos mortos.

Esta atividade é também realizada nos arredores de Lisboa e a verdade é que com o passar do tempo, o Pão por Deus sofreu algumas alterações, e os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates.

Lisboa

agenda4

Histórias Magnéticas

Quando: 9 de Novembro
Onde: Biblioteca Maria Keil – Rua Maria José da Guia, 8, 1750-358 Lisboa

Mais informações

agenda5

Espetáculo de Teatro – Se eu fosse um Animal

Quando: 16 de Novembro
Onde: Rua da Fábrica de Material de Guerra, nº1 1950-128 Lisboa

Mais informações

agenda6

Espetáculo de Teatro – A História da Carochinha 

Quando: 23 de Novembro
Onde: Rua da Fábrica de Material de Guerra, nº1 1950-128 Lisboa

Mais informações

Porto

agenda3

Jardim das Virtudes: um encanto escondido no Porto!

Quando: Permanente
Onde: Passeio das Virtudes 53-3, 4050-091 Porto

Mais informações

agenda1

Inlingua Porto

Quando: Permanente
Onde: Rua Sá da Bandeira, 605 – 1º esquerdo

Mais informações

agenda2

SEA LIFE Porto: descubram Tubarões majestosos e Peixes Palhaço coloridos!

Quando: até 31 de Dezembro
Onde: SEA LIFE Porto, Rua Particular Nº 1 Castelo do Queijo, Porto, Portugal

Mais informações