carnaval

Está prestes a chegar o dia que uns adoram e outros odeiam: o Carnaval! Mas porque é que o Carnaval desperta sentimentos tão contraditórios nas crianças e, até mesmo, nos adultos?

‘É Carnaval e ninguém leva a mal’! A velha máxima que faz valer o ‘faz de conta’ onde tudo é permitido: brincadeira e fantasia. Podemos ‘ser’ um super-herói, um animal, encarnar o papel de uma profissão ou, de repente, sermos mais velhos ou mais novos. Vale tudo! O que conta é a imaginação, criatividade e a folia com que se vivem estes dias festivos.

As crianças que gostam do Carnaval também gostam de escolher as suas fatiotas e as máscaras. Os rapazes preferem ser o ‘Homem-Aranha’, o ‘Pirata’, ‘O Zorro’, ou animais poderosos como o Tigre/Leão, ou então vestir a pele de personagens temidas, como os fantasmas ou os monstros. As meninas preferem ser as princesas, as fadas, as rainhas ou as borboletas.

E se, aparentemente, o Carnaval é uma época de muita alegria e animação e muito apreciada, principalmente, pelas crianças, também é frequente ouvirem-se frases como ‘detesto o Carnaval’ ou ‘não gosto de me mascarar’… E sim, ouvimos estas frases vindas das crianças! Mas porquê?

O susto e o medo são as grandes causas! O susto que se transforma em medo. Algumas crianças não conseguem separar a realidade da fantasia e o desconhecido, por trás da máscara, acaba por provocar sentimentos de desconforto, medo ou até mesmo perigo.

Como é que os adultos podem ajudar as crianças a ultrapassar este sentimento?

• Explicar como funciona a máscara: explicar à criança como funciona a máscara, que sai facilmente e que revela quem está por trás. Esta demonstração pode deixar a criança mais tranquila.

• Escutar e respeitar: saber ouvir a criança e tentar perceber de onde vem o medo são imprescindíveis para o processo de ‘tentar fazer desaparecer o medo das máscaras’. A criança sentir-se-á mais confiante se a sua opinião for ouvida e, acima de tudo, respeitada. A criança, também tem opiniões, gostos ou vontades e deve ser respeitada caso não queira mesmo mascarar-se. Se pode evitar uma situação desconfortável para a criança, porquê obrigar?

• A brincar também se aprende: imaginação e criatividade são as premissas do Carnaval. No entanto, estas premissas podem orientar as brincadeiras lá de casa, durante todo o ano. A família toda pode brincar, às princesas, aos médicos, aos bombeiros, aos piratas,…criando histórias e estimulando a criatividade das crianças. Por outro lado, esta será uma forma subtil de lidar com as máscaras e acessórios que também são usados no Carnaval, o que deixará a criança mais familiarizada com estes mesmos objetos.

Apesar de o Carnaval ser uma época do ano em que impera a brincadeira, a criança deve ser ouvida e compreendida e que se esta é uma situação desagradável para ela, então deverá ser tratada com respeito. Só assim se tornará fácil aproveitar, brincar, fantasiar e foliar no Carnaval!

editorial

Editorial | Amor ao próximo!

No mês em que se celebra o Dia de São Valentim, para uns, e o Dia dos Namorados, para outros, escrevo este texto para refletir sobre o ‘Amor’. Ler mais

campanhatrintaemcredito

Campanha mais 30% em crédito na loja durante o mês de Fevereiro

A Kid to Kid oferece mais 30% em crédito em loja aos clientes que, durante o mês de fevereiro, se dirijam a uma loja da marca para vender os seus artigos de bebé e criança. Ler mais

grandeevento

Campanha ‘Grande Evento’: a maior promoção do ano!

Milhares de produtos continuam com baixa de preço nas lojas Kid to Kid. Por motivos de stock, a campanha varia de loja para loja. Ler mais

lojadoseixal

Kid to Kid Seixal e Carnaxide estão em mudanças…

A Kid to Kid Seixal agora no espaço comercial do Casal do Marco.

A Kid to Kid Carnaxide está na mesma rua, mas na porta ao lado. Ler mais

pinturasfaciais

Pinturas faciais

Aprenda a fazer algumas pinturas faciais para mascarar os seus filhos neste Carnaval. Simples e rápido! Ler mais

cupcakes

Receita | Cupcakes de Baunilha

O cupcake tradicional era feito com baunilha e com cobertura de fondant. Atualmente, existem diversas variações de receitas, modo de reparação e combinação de sabores. Há cupcakes simples, os com cobertura e recheio. Bom apetite! Ler mais

hoteismiramar

Dia dos Namorados nos Hotéis Miramar

O amor que os pais têm pelos seus filhos é imensurável. Mas os momentos a dois são essenciais para continuar a alimentar o amor e a harmonia familiar. Por isso, a Kid to Kid e os Hotéis Miramar sugerem três programas românticos para o fim de semana do Dia dos Namorados. Ler mais

Lisboa

monstrosdetrazerporcasa

Monstros de trazer por casa

Quando: Domingos 7, 14 e 21 de Fevereiro, a partir das 11h00

Local: Museu da Eletricidade

Mais informações

oeiraslego

Famílias, o Oeiras BRInCKa, LEGO® Fan Event está de volta!

Quando: 06 a 09 de Fevereiro

Local: Pavilhão dos Leões de Porto Salvo

Mais informações

Porto

entrecontosevinho

Entre contos e vinhos – especial 14 de Fevereiro

Quando: 14 de Fevereiro, das 18h30 às 19h20

Local: Caves Crioft, Vila Nova de Gaia. Morada: Rua Barão de Forrester, 412

Mais informações

umahistoriadeoutromundo

Uma história de outro mundo no Porto

Quando: a partir do dia 15 de Fevereiro

Local: Auditório da Exponor

Mais informações

Faro

agendafaro

“Reabilitar através da Arte” para ver no AlgarveShopping

Quando: até 21 de Fevereiro

Local: AlgarveShopping

Mais informações