Muitas mães são de certa forma forçadas a colocar o bebé na cresce poucos meses após o nascimento, quando chega o final da licença de maternidade. Outras, têm a sorte de o poder deixar durante mais algum tempo com avós ou outros familiares com quem sabem estar seguro e a ser bem cuidado. Para os últimos, a primeira ida para a creche muitas vezes coincide com o início de um novo ano escolar.
A verdade é que nas semanas que antecedem essa separação a mãe poderá sofrer de uma grande ansiedade, e por isso deve preparar-se da melhor maneira. Que tal deixar o bebé na creche apenas 1h por dia e, progressivamente, aumentar o tempo de separação? Assim todos se conseguem preparar emocionalmente para a separação.
Nos primeiros dias será comum que o seu filho fique a chorar – e por consequência você também – mas nunca volte atrás nem se mostre triste. É importante confiar que fica bem entregue e que a fase de adaptação rapidamente acabará. Quando o deixar, faça-o com carinho, despeça-se serenamente, e demore apenas o tempo necessário para se certificar que fica bem. Aja o mais naturalmente possível e, com o tempo, este processo começará de facto a ser o mais natural de sempre.
Lisboa
Sábados em Família | Sessão de Cinema – Sustos Curtos
Quando: 8 de setembro às 15h00
Onde: Palácio Foz | Praça dos Restauradores
“D. Quixote De La Mancha” – Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Quando: até 23 de setembro
Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Porto
Tourné de Shimmer & Shine e Patrulha Pata no MAR Shopping Matosinhos
Quando: até 9 de setembro
Onde: MAR Shopping Matosinhos
Festival Internacional de Circo do Porto com 40 espetáculos de circo contemporâneo
Quando: de 13 a 16 de setembro
Onde: Coliseu do Porto