
Oferecem colo e beijinhos quando a criança se magoa. Permitem-na adormecer num local e acordar no outro. São fortes, conseguem abrir frascos que mais ninguém consegue e chegam às prateleiras mais altas onde a mãe escondeu os brinquedos. E este mês festejam o seu dia. Embora o Dia do Pai seja todos os dias.
Diz-se que os bebés desenvolvem relações com as mães logo dentro da barriga, mas que os pais apenas conhecem cá fora e, por isso, é a partir dessas primeiras interações que começam a descobrir a relação com o mundo e a desenvolver mais segurança para o explorar – o pai é, e será sempre, o homem forte que os protege e como quem se querem tornar.
A autoridade do pai deve ser utilizada para dar orientações seguras e gerar confiança e independência. O modelo masculino é fundamental para o desenvolvimento saudável da identidade dos meninos e também das meninas – todos sabemos que os pais de meninas são os mais mimados.
Tal como a presença da mãe, também a do pai nunca pode ser trocada por bens materiais como brinquedos, roupas ou passeios raros. É importante desfrutar de momentos de descontração a montar pistas de carros ou a pentear as Barbies das filhas. Porque são esses momentos ternurentos que fazem com que um dia mais tarde, e sem qualquer previsão possível, as crianças cheguem ao pé dos seus pais e soltem um “Pai, adoro-te” ou “és o melhor Pai do mundo”.
A todos os Pais com P grande, que o são todos os dias, um feliz dia!
Lisboa

Concerto para Bebés no Oceanário de Lisboa
Quando: evento permanente
Onde: Oceanário de Lisboa

A Fadinha Esverdeada
Quando: 13 de Março
Onde: Rua Fernão Mendes Pinto, nº 3 E, 2660-376, Infantado – Loures

Disney On Ice – Conquista os Teus Sonhos!
Quando: de 21 de Março até 24 de Março
Onde: Altice Arena
Porto

“O Cardume” na Casa das Artes
Quando: dia 9 de Março
Onde: Casa das Artes, Rua Ruben A 210, 4150-639 Porto


Teatro de Marionetas: O Porto é uma Lição
Quando: 26 de Abril
Onde: Museu FC Porto (Via Futebol Clube do Porto / Estádio do Dragão)