É tempo de férias, é tempo de descontrair e largar as rotinas do ano inteiro. É, sobretudo, tempo para estar com a família e com os amigos que quase deixamos de ver quando as rotinas nos assoberbam…
Menos trabalho, significa mais tempo para nos divertirmos e para estarmos com quem mais gostamos.
Não descurando da qualidade da alimentação durante as férias, a Kid to Kid deixa algumas sugestões de refeições simples e rápidas.
Sopa, sopa, sopa – o ideal será fazer uma panela que dure para vários dias e existem opções diferentes e saborosas: sopa de cenoura, batata, abóbora, cebola. São as que duram mais. As sopas com tomates ou verdes duram menos.
Fruta, fruta, fruta – seja para bebés, crianças ou adultos, coza fruta, coloque em porções individuais (caixas ou boiões) e guarde no frigorífico. Um snack sempre à mão. Para poupar no tempo de preparação e na lavagem da loiça, pode sempre optar pela fruta fresca.
Técnica do cozido – enquanto se arranja pela manhã para ir para a praia, para a piscina ou para dar um passeio curto, coloque peixe, carne ou ovos a cozer, reserve no frio e já tem almoço ou jantar para quando regressar a casa. É só moer e aquecer.
Técnica do assado – uma carne assada pode ser picada no dia seguinte, basta cozer um esparguete, intercalar com espinafres, natas e queijo, levar a gratinar e…voilá…um empadão. Para além disso, a técnica do assado permite que a comida ‘se faça sozinha’, necessitando apenas de vigilância. Enquanto o jantar está no forno, há tempo para mais um mergulho na piscina, uma série ou uma voltinha de bicicleta na praceta.
Obrigatório haver na despensa – salsichas, atum, massas, arroz, milho, ervilhas, feijão-frade, cogumelos. Daqui podem surgir diversos pratos como arroz colorido; salada de atum com feijão-frade, ovo cozido, cebola e salsa; esparguete com salsicha com molho de tomate; saladas já lavadas com tomate cherry, milho, ervilhas, cogumelos, frutas e atum…as combinações possíveis são imensas e não há limite para a criatividade.
Existem sempre as opções das saladas russas, das omeletes e as diversas combinações, ou então as comidas pré-congeladas como o bacalhau com natas, carne estufada, lasanha, empadão, lulas com molho de tomate, bases para pastas tipo carbonara, bolonhesa ou então os diversos sítios que já oferecem take-away.
Mas porque férias são férias e há que fugir das rotinas, porque não, um jantar de hambúrgueres, cachorros ou pizza? Os miúdos adoram e os pais descansam um pouco mais…
Há ainda aquela opção que as famílias adoram, especialmente os miúdos…almoçar fora! Num restaurante ou numa esplanada, há que aproveitar o bom tempo.
São várias as opções que permitem à família gozar de tempo juntos e com qualidade. Afinal de contas, para que servem as férias? Para relaxar, para descontrair, para fazer aquelas coisas que passamos o ano inteiro à espera.
Lisboa
Verão na BOUNCE – “Abertos para férias” para todos!
Quando: até 31 de agosto
Onde: Bounce Portugal, Lisboa, Avenida dos Cavaleiros, Carnaxide
OUT JAZZ | O maior festival gratuito de música ao ar livre
Quando: até 24 de setembro
Onde: Lisboa e Cascais
Espetáculos de Teatro regressam à Quinta da Regaleira
Quando: até 16 de dezembro
Onde: Quinta da Regaleira, Sintra
Porto
Este Verão a LEGO chega ao SEA LIFE Porto
Quando: até 31 de agosto
Onde: SEA LIFE Porto, Rua Particular Nº 1 Castelo do Queijo, Porto
Férias de Verão Toda-a-Prova: Jogos sem Fronteiras
Quando: até 8 de setembro
Onde: Porto
Peddypaper em Miragaia com o MTC
Quando: até 08 de setembro
Onde: Museu dos Transportes e Comunicações (Porto)